A ENGIE, uma das empresas líderes na geração de energia renovável no Brasil, modernizou seus processos internos e agora gerencia a conformidade legal de terceiros na plataforma Greenlegis.
Como resultado imediato, a corporação diminuiu custos e riscos legais, aumentou a segurança interna e ainda melhorou o rendimento da equipe.
Confira detalhes a seguir de como a ENGIE usou os da Greenlegis para:
A ENGIE, uma das maiores empresas de energia do Brasil e do mundo, enfrentava um desafio comum a grandes empresas: a gestão da conformidade legal de trabalhadores de terceiros e fornecedores, que era feita de forma manual.
O tema é de extrema importância para qualquer empresa, já que a ausência de um processo de gestão de terceiros pode gerar acidentes, multas e até interrupções na cadeia de produção!
No caso da ENGIE, cada gestor de contrato operava com planilhas próprias e os documentos eram recebidos por e-mail. Devido a dimensão da empresa, os esforços para padronizar, armazenar e compartilhar os registros consumiam horas de trabalho das equipes.
A necessidade de mudar veio de um projeto da área de TI, que identificou gargalos na jornada dos gestores de contrato — principalmente na etapa de conferência documental.
A demanda surgiu de um projeto de estudo para uma ferramenta para fazer a gestão documental de terceiros. Entendia-se que existia um grande volume de horas dos gestores locais de contratos das usinas gastos na conferência documental. Os processos eram manuais, por e-mail e havia muitos documentos.
Anelise Schwengber
ENGIE
A Solução: Sistemas Trabalhadores e Fornecedores da Greenlegis
Após avaliar mais de 10 ferramentas disponíveis mercado, a ENGIE optou pela plataforma Greenlegis, única que atendia aos critérios técnicos e legais definidos internamente — e que oferecia suporte especializado.
Nossa lista de opções tinha mais de 10 ferramentas. Alguma já foram descartadas de início, pois não tinham o serviço, apenas o software. Nós analisamos cada uma, para ver o que tinha e o que não tinha, verificamos os requisitos de negócio e as necessidades que foram levantadas pela equipe. Olhamos para aspectos funcionais e não funcionais, vinculados aos requisitos da LGPD, aspectos técnicos e de tecnologia (já que a ferramenta precisava ser vinculada ao nosso Octa). Fizemos uma análise eliminatória e ficamos com 6 opções. Partimos então para apresentações e cada um da ENGIE tinha uma listinha de requisitos de negócio e do que estavam procurando na ferramenta. Seguimos com o processo de eliminação, até ficarmos com 2 ou 3 opções, e a Greenlegis estava sempre entre elas!
Anelise Schwengber
ENGIE
As ferramentas atendem a empresas de variados portes, de todo o mundo, que podem acompanhar e gerenciar desde o status de conformidade de trabalhadores de terceiros e fornecedores até as documentações e registros — que são armazenados em nuvem.
Acho que um segredo bom de qualquer plataforma, além da qualidade da ferramenta, é o suporte! Desde que a gente começou a implantação, sempre tivemos a ajuda da Paula e da Vitória (da Equipe da Greenlegis). Nós levávamos algumas questões as vezes achando que seriam um problemão e elas sempre achavam uma saída. Acho que isso faz muita diferença, principalmente na etapa de implantação da plataforma, em que a gente precisa entender como as coisas funcionam. Também tem o fato de a ferramenta ser bastante configurável e parametrizável. Muitas coisas a gente adequa para os nossos cenários e isso ajuda bastante. Isso foi inclusive um dos critérios que a gente avaliou, já que a ENGIE tem muitas especificidades.
Anelise Schwengber
ENGIE
As ferramentas contratadas pela ENGIE foram:
🔗 Saiba mais sobre o Sistema Trabalhadores
🔗 Saiba mais sobre o Sistema Fornecedores
Para conferir mais segurança jurídica e otimizar o trabalho da equipe interna, a ENGIE também contratou nossos serviços de análise e validação da conformidade documental de terceiros, feita pelos especialistas da Greenlegis.
Confira detalhes das principais funcionalidades dos Sistemas Fornecedores e Trabalhadores da Greenlegis
🔗 Saiba mais sobre o Sistema Trabalhadores
🔗 Saiba mais sobre o Sistema Fornecedores
Um dos pontos que mais pesou na decisão da ENGIE foi o layout intuitivo da ferramenta, que facilitou a adaptação dos gestores e das equipes que operaram os Sistemas Trabalhadores e Fornecedores.
A mudança foi significativa, especialmente para os fornecedores sem conhecimento jurídico. No entanto, isso não foi um problema: a equipe da Greenlegis ofereceu o suporte necessário para garantir entendimento, correções e conformidade da ENGIE e de seus parceiros!
O que tem somado muito positivamente com relação à Greenlegis é o atendimento as nossas solicitações! A Anelise até comentou que temos algumas exigências internas e que, por isso, temos olhado para cada item dentro da plataforma e conversado com o suporte, que nos ouve e dá retornos, sempre a tempo e muito rápido. Isso nos dá a segurança de que estamos no caminho certo, de que fizemos uma excelente escolha. Eu aposto muito que o resultado vai ser incrível a longo prazo e que a gente vai conseguir dizer que temos uma ferramenta que funciona e que nos dá toda a segurança jurídica que a gente precisa. Também ouvimos de fornecedores o quanto eles, apesar da dificuldade inicial de adaptação, têm encontrado na própria Greenlegis subsídio para corrigir algumas fragilidades que poderiam acarretar até problemas legais futuros, de passivos trabalhistas etc.
Iolete Mattos
ENGIE
A personalização da Greenlegis para as necessidades da ENGIE também é um fator positivo no dia a dia na gestão da conformidade.
Acredito que a ferramenta vá atender, no futuro, a 100% do que temos de expectativas, mas já estamos bem até onde a gente chegou! A questão da personalização do sistema para as nossas necessidades facilita muito. Quando a gente precisa fazer qualquer comentário, alterar qualquer item, o suporte altera com muita facilidade. Quando temos alguma dificuldade e mandamos e-mail, sempre temos um retorno rápido. A verificação da documentação também tem um retorno muito rápido!
Luana Coelho
ENGIE
Além da facilidade de uso e suporte técnico, o sistema trouxe mais segurança jurídica, controle de qualidade e mitigação de riscos na contratação de prestadores de serviços.
Desde a implementação da plataforma, a ENGIE obteve ganhos significativos:
✅ Redução no tempo gasto com conferências manuais
✅ Eliminação de planilhas e e-mails como ferramentas de controle
✅ Maior padronização e rastreabilidade dos processos
✅ Melhoria na relação com fornecedores e redução de falhas documentais
✅ Mais segurança jurídica e conformidade com a legislação vigente
Embora existam muitas soluções de tecnologia no mercado, nenhuma oferece uma abordagem especializada para gestão do compliance integrada de terceiros como a Greenlegis, com respaldo e suporte técnico jurídico e de tecnologia.
Outras ferramentas focam principalmente em análises generalistas, sem contato com evidências da conformidade e controle de documentos comprobatórios.
A metodologia da Greenlegis, no entanto, permite a verificação e acompanhamento da conformidade, com ferramentas adicionais para comprovação, evitando riscos reais como: